Notícia postada em: 03/02/2022
Adaptação escolar: cinco dicas da Rede Caminho do Saber para um retorno tranquilo às aulas



Falta pouco para a volta às aulas! Na Rede de Ensino Caminho do Saber, o ano letivo para Educação Infantil e Anos Iniciais inicia no dia 14 de fevereiro e, para Anos Finais e Ensino Médio, o início é no dia 15 deste mês. O período de adaptação escolar é considerado delicado, principalmente para as crianças, mas também pode ser um momento leve e prazeroso para todos.
 
Pensando neste tema, a equipe de coordenação pedagógica e de orientação educacional da Caminho do Saber trouxe cinco dicas muito importantes para uma boa adaptação escolar:
 
1. Comece a preparar os filhos uma semana antes da volta para a escola: converse sobre a volta às aulas, mostre no calendário quantos dias faltam para o retorno, leve os seus filhos para comprarem os uniformes e materiais escolares juntos. Converse e esclareça dúvidas. Também é importante falar com eles que, na volta às aulas, terão várias surpresas e atividades preparadas pelos professores e que eles também irão reencontrar os amiguinhos da escola.
 
2. Restabeleça rotina de sono e de alimentação: sabemos que nas férias as crianças comem mais guloseimas e vão dormir mais tarde que o normal. Por isso, o ideal é que, uma semana antes, os pais ajudem os filhos a retomar o horário do sono do período das aulas para que a adaptação seja mais tranquila depois.
 
3. Transmita segurança para o seu filho: sabemos que o momento de deixar o filho na escola é muito delicado, porque é ali que a criança se dá conta de que ficará longe das figuras de referência. Por isso é importantíssimo que, neste momento, os pais transmitam muita segurança e tranquilizem os filhos que no final do dia eles estarão de volta.
 
4. Não prolongue a despedida na hora de deixar o filho na escola: é importante deixar claro para a criança que ela ficará bem e segura e que, logo, voltará para casa. Assim, a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares. Aos poucos, cria vínculos com os professores e colegas, sentindo-se cada vez mais segura no ambiente escolar.
 
5. Escolha a Rede Caminho do Saber e conte com o olhar atento e acolhedor da nossa equipe: a Caminho do Saber conta com Educação Socioemocional e traz um grande diferencial - o nosso atendimento personalizado e individualizado para cada estudante. Isso garante que a criança se sinta em casa e logo fique familiarizada com a escola.
 
A orientadora educacional dos Anos Iniciais da Caminho do Saber, Fernanda Henz, também ressalta. “A adaptação escolar é um processo de transição e a parceria entre a família e a escola é fundamental para que a criança estabeleça o vínculo com os professores e colegas, sentindo-se cada vez mais segura. Na escola, o pequeno vai começar a vivenciar as experiências de pertencer a um grupo, tendo uma vivência coletiva. Assim, é importante que os pais expressem o entusiasmo pelas oportunidades de brincar, conhecer, criar e se relacionar”, destaca.
 
Além disso, ter uma escola bem estruturada e com uma rotina bem definida como a Caminho do Saber auxilia nesse processo para as crianças. Ou seja, fazendo um trabalho em conjunto (família e escola) a adaptação escolar tem tudo para ser um sucesso.


Deixe seu comentário