Notícia postada em: 18/05/2022
Caminho Rede de Ensino faz ação com estudantes sobre Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil



Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e, para trabalhar este tema, a Caminho Rede de Ensino fez uma ação diferente com os alunos da Educação Infantil. A orientadora educacional, Gabriela Borba, passou em todas as 11 turmas deste segmento e conversou sobre esse assunto importante e necessário.
 
Gabriela mostrou um vídeo explicativo com uma linguagem voltada para essa faixa etária (Maternal ao Pré 2) falando sobre abuso e exploração sexual, e depois conversou com as crianças sobre quais são as partes íntimas do nosso corpo e quem tem autorização para tocá-las. Além disso, reforçou a importância de confiar e conversar com os pais e também com as professoras e orientadoras, que estão aqui para ajudá-los em qualquer situação.
 
“Nessa fase, as crianças têm muita curiosidade com o seu corpo e o corpo do colega e isso é normal, mas nós, como orientadoras, temos que explicar o que é íntimo e o porquê não podemos expor nossas partes íntimas para os outros. E assim, vamos trabalhando esse assunto delicado em sala de aula e criando vínculos com os alunos para que eles se sintam seguros e à vontade de virem nos contar qualquer problema ou situação desconfortável”, explicou Gabriela.
 
A orientadora também destacou que é importante os pais sempre manterem o diálogo com os filhos em casa, perguntando se foi tudo bem na rotina escolar, se está tudo bem com a criança, demonstrando segurança e interesse na conversa. “A Caminho é parceira da família, dos pais, e está sempre disponível para ajudar o aluno em qualquer situação, seja relacionada a abuso sexual ou não. Queremos o melhor para o nosso estudante e que ele se sinta bem aqui dentro e fora da escola também”, complementou Gabriela.
 
A atividade da Caminho também faz parte do Maio Laranja, mês destinado a discutir o tema da exploração e abuso sexual.


Confira as fotos

Deixe seu comentário