Notícia postada em: 22/03/2022
Equipe Tecnoway da Rede Caminho do Saber desenvolve dispositivo para ajudar no transporte de cargas



A Tecnoway, equipe de robótica da Rede de Ensino Caminho do Saber, participará de mais uma edição do Torneio FIRST LEGO League (Torneio de Robótica FLL), o maior torneio de robótica do país. A etapa regional acontece de forma online nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/03) e com um momento presencial para demonstração do robô na FIERGS, em Porto Alegre, na quinta-feira. A atual temporada do FLL está focada no desenvolvimento de projetos ligados a transporte e logística. Batizada de Cargo Connect, ela desafia os jovens a pensarem em inovações que transformem o futuro do transporte aplicando conceitos na criação de dispositivos e de robôs.
 
No torneio, a equipe é avaliada em quatro categorias: Design do Robô, em que os juízes avaliam a construção do robô e da programação criada pelo time; Core Values, em que é avaliado o trabalho em equipe e os valores do torneio sendo praticados pelos integrantes; Desafio do Robô, em que o robô da equipe precisa resolver as missões estipuladas pelo torneio na arena; e Projeto de Inovação, em que a equipe precisa desenvolver algo inovador que solucione algum problema encontrado dentro do tema estipulado.
 
Dentro desta última categoria, a Tecnoway criou um dispositivo inflável para proteção eficiente das cargas durante seu transporte em contêineres e caminhões baú. “Em nossas pesquisas, identificamos diversos danos causados às cargas devido à movimentação indesejada dentro dos veículos durante o transporte. São muitas avarias, como quebra de mercadorias e prejuízos para a transportadora e para o cliente final. Pensando em evitar isso, desenvolvemos o Dispositivo Protetor de Cargas (DPC), que se fixará nas extremidades dos veículos. Inflando-se, ele imobilizará a mercadoria evitando possíveis atritos, desgastes, perdas ou quedas indesejadas”, explica a integrante da equipe Julia Dellagustinho.
 
Os integrantes da Tecnoway vêm trabalhando intensamente nos desafios do FLL, inclusive vindo para a escola durante as férias. “A expectativa é que a equipe permaneça se destacando em todas as áreas avaliadas no torneio. Além disso, desejamos que o projeto do DPC saia do papel e seja iniciada a prototipagem do mesmo”, complementa o Coordenador de Inovação e Tecnologia da Rede Caminho do Saber, Diogo Ribeiro.
 
As melhores equipes são classificadas para a etapa nacional do FLL, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio em São Paulo (SP). Há premiação em todas as categorias avaliadas no torneio, além de premiações para as equipes que se destacam em todas as áreas. No ano passado, a Tecnoway conquistou o 2º lugar na categoria geral de Design do Robô, na Etapa Nacional do torneio.
 


Confira as fotos

Deixe seu comentário