Notcia postada em: 21/09/2023
Festival celebra a chegada da Primavera em Caxias do Sul



Celebrar a chegada da primavera e estimular o uso do bairro como espaço vivo de convivência, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores da região por meio do acesso à arte e cultura. É com este propósito que será realizado, em Caxias do Sul, o Festival da Primavera no dia 30 de setembro, entre 11h e 17h30, no bairro Sanvitto. A programação, inteiramente gratuita, conta com apresentações de teatro, música e atividades para as crianças.

Se são as pequenas intervenções no cotidiano da cidade que promovem a mudança no todo, essa é a motivação para a realização deste projeto de humanização do território por meio do acesso às artes. 

O bairro Sanvitto é um território que agrega centenas de casais, jovens e famílias e que não possui muitos espaços de convivência ao ar livre para a comunidade. Na principal rua do bairro, a prática de caminhada e esportes soma-se aos carros que por ali circulam, dividindo espaço com crianças e pais que se valem da rua para brincar. O excesso de estabelecimentos comerciais na avenida principal esconde a quantidade de pessoas que mora neste bairro e no seu entorno e tem gerado impacto negativo quando falamos de convivência, lazer, humanização e ocupação do espaço urbano.

O projeto Festival da Primavera nasce com o propósito de humanizar esse bairro e proporcionar a convivência e a socialização das pessoas neste espaço por meio das artes. De um lado, a humanização deste espaço urbano e, do outro, a promoção dos direitos de acesso, de fruição e de produção, do direito de participar não somente da vida cultural, mas também de seu planejamento. 

Igualmente importante, esse projeto visa despertar a atenção do poder público para o bairro Sanvitto. Hoje existe um projeto em tramitação junto à Secretaria do Meio Ambiente para aprovação da construção de uma praça na rua onde passavam os trilhos do trem. Esta praça será custeada e mantida pela iniciativa privada.

O Festival da Primavera é uma realização de ação cultural para o desenvolvimento de um território e humanização deste espaço urbano, pensando a cidade e seus territórios de modo que possam ser acessados e apropriados por todos, independentemente de suas inserções socioeconômicas, gênero, identidade, raça ou etnia. Pensar a cidade para todos é criar condições para que as diferentes e diversas formas de apropriação e produção social do espaço possam acontecer, garantindo o direito à cultura e à diversidade para a população caxiense.

A iniciativa é da empresária e diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino, Maristela Chiappin, e conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com o apoio da Rede Caminho.

Serviço
Festival da Primavera
Data: 30 de setembro
Horário: 11h às 17h30
Local: Rua Dante Baptista Andreis - Bairro Sanvitto (área verde em frente ao Prédio 2 da Caminho)
Programação gratuita
 
Programação
11h: Abertura com DJ Mono
11h15: Yoga para adultos
11h45: Um passarinho me contou, com Darlan Scheid (teatro)
14h: Circolando por aí, com Cia Espicula (circo)
15h30: Jack Band (rock)
16h45: Criando e Contando, com Gio e Doug (música e artes visuais)
17h30: Encerramento do evento
 
E mais: pinturinha de rosto, contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, food trucks e feira de produtos artesanais. 
 
Informações: 54 99935.9906 - www.instagram.com/festivaldaprimavercxs


Confira as fotos

Deixe seu comentrio