Notícia postada em: 23/05/2022
Seminário de Iniciação Científica promove discussão sobre pesquisa na Caminho Rede de Ensino



O sábado (21/05) foi de bastante aprendizado e discussão na Caminho Rede de Ensino por conta do 3º Seminário de Iniciação Científica da Serra Gaúcha. Cerca de 100 professores e profissionais de educação da região participaram do encontro que trouxe palestra, painel e nove oficinas sobre pesquisa científica.
 
Na abertura do evento, José Breno da Cruz, pesquisador da área, e Maristela Chiappin, diretora-presidente da Rede, deram as boas-vindas aos participantes. “Estamos muito orgulhosos por organizarmos, por mais um ano, o Seminário de Iniciação Científica. Na Caminho, trabalhamos intensamente com pesquisa científica em todos os segmentos de ensino e incentivamos a curiosidade e a busca por soluções para os alunos. Assim, acreditamos que o aprendizado se constrói e é levado para a vida toda”, reforçou Maristela.
 
Profissionais renomados nacionalmente na área de iniciação científica estiveram presentes no seminário. Uma delas foi Roseli Lopes, coordenadora da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), maior evento do gênero do país que acontece na USP (Universidade de São Paulo). Ela fez a palestra de abertura com o tema “O papel das Feiras de Ciências, Engenharia e Inovação para a formação de jovens protagonistas”. Em seguida, os participantes conferiram o painel “Inovação, empreendedorismo jovem e STEAM na Iniciação Científica” e depois se dividiram em nove oficinas práticas ao longo da manhã.
 
Nediane Debona dos Santos, professora da Impulso Bento de Bento Gonçalves, franquia da Caminho Rede de Ensino, elogiou o evento e ficou satisfeita com o conteúdo apresentado.  “Primeiramente gostaria de parabenizar os idealizadores do encontro pela ótima organização. Participar desse seminário foi de grande valia, pois pude sanar as inúmeras dúvidas que tinha sobre a iniciação cientifica. No decorrer da manhã, onde as falas eram trazidas, fui desmistificando muito do que ainda estava confuso por ser meu primeiro projeto cientifico com as crianças. Com certeza, saí do evento com mais conhecimento e novas ideias para realizar com minha turma de 4º ano, não só na iniciação cientifica, mas também nos conteúdos do cotidiano”, descreveu.
 
O seminário contou com um coffee break e um show no intervalo do músico Rafael Witt. Os inscritos receberam um certificado de participação ao final do evento. O 3º Seminário de Iniciação Científica foi realizado pela Caminho, com apoio da Escola Lógica para Todos.


Confira as fotos

Deixe seu comentário