Notícia postada em: 25/05/2022
Tecnoway da Caminho é a única da Serra que participa de etapa nacional de torneio em São Paulo



A equipe de Robótica da Caminho Rede de Ensino tem mais uma missão pela frente. Os integrantes da Tecnoway embarcam nesta quinta-feira (26/05) para São Paulo onde participam da etapa nacional do Festival SESI de Robótica - FIRST LEGO League (FLL). A equipe é a única que representa a Serra Gaúcha na competição, junto com outros cinco times do Rio Grande do Sul. Na etapa regional, o time da Caminho foi campeão do torneio.
 
A etapa nacional do Festival, que é o maior torneio de robótica do país, avalia as mesmas categorias da etapa regional realizada em março. São elas: Design do Robô, Desafio do Robô, Core Values e Projeto de Inovação. O que muda de uma fase para a outra é o tempo de preparação que possibilita à equipe fazer melhorias em tudo que já foi avaliado na etapa anterior.
 
“Nós tivemos quase dois meses a mais para melhorar o nosso desempenho, principalmente no robô e no projeto de inovação. No robô, estamos com ele mais preciso e com a possibilidade de aumentar nossa pontuação no Round. No projeto, conseguimos conversar com diversos profissionais da área para verificar a viabilidade do projeto e, com os feedbacks, conseguimos fazer melhorias que serão apresentadas na sala de avaliações”, conta Diogo Ribeiro, técnico da Tecnoway e coordenador de Inovação e Tecnologia da Caminho.
 
O projeto de inovação apresentado pela equipe da Caminho é um dispositivo inflável para proteção eficiente das cargas durante seu transporte em contêineres e caminhões baú. O Dispositivo Inflável Protetor de Cargas (DIPC) se fixaria nas extremidades dos veículos e, inflando-se, ele imobilizaria a mercadoria, evitando possíveis atritos, desgastes, perdas ou quedas indesejadas.
 
No torneio, as equipes são avaliadas em cada uma das áreas, reconhecidas e premiadas por isso. De acordo com essa classificação, os melhores times são selecionados para participarem da etapa mundial do Torneio FLL. “Estamos confiantes que traremos um ótimo resultado para a nossa escola. Na etapa regional, saímos campeões e, agora, com as melhorias e ajustes que fizemos, estamos preparados para entregar nosso melhor em São Paulo. Contamos com a torcida de todos!”, contou Diogo. A etapa nacional encerra no domingo à tarde com a divulgação dos resultados.
 
A Tecnoway é um dos grandes frutos do pilar de Inovação e Tecnologia da Caminho e desenvolve o trabalho em equipe, espírito de liderança, conhecimento e empreendedorismo nos jovens estudantes.
 


Deixe seu comentário